Tamanho do telhado

Olá! Meu nome é Marcos Leite, eu sou da Reserva Solar e irei publicar uma série de textos mostrando diversos aspectos do sistema solar fotovoltaico.

Hoje eu vou falar sobre o tamanho do telhado que você precisa para gerar sua própria energia.

A potência dos módulos foi aumentando ao longo dos anos e os preços caindo, o que tornou o sistema muito viável.

Atualmente um módulo produz em média 40 kWh/ mês.

De posse desta informação fica fácil calcular quantos módulos você precisa no seu projeto, porém tem um detalhe importante que é a ligação que você tem com a distribuidora.

Se for monofásico, todos os meses você precisará comprar 30 kWh da distribuidora, se bifásico 50 kWh e se for trifásico 100 kWh, logo estes números tem que ser subtraidos do seu projeto.

Se seu consumo é de 580 kWh e você tem uma ligação trifásica, o projeto tem que gerar 480 kWh, dividindo por 40 kWh, temos 12, logo o projeto terá aproximadamente 12 módulos.

Cada módulo tem 2 m², logo neste exemplo estamos falando de uma necessidade de 24 m² de telhado.

Outro exemplo, se o consumo for de 2.500 kWh e a ligação for bifásica, o projeto terá que gerar 2.450 kWh e terá que ter 61,25 módulos, ou seja aproximadamente 62 módulos, a área necessária seria de 124 m².

Porque aproximadamente?

Porque existem alguns fatores a serem levados em conta, como a cidade onde será feita a instalação, a orientação do telhado, quanto mais virado para o norte melhor, inclinação do telhado, aqui na região de Campinas o ideal é aproximadamente 23 graus, a possibilidade de sombreamento durante o dia, nos diferentes períodos do ano e a perda do sistema que for instalado, todos equipamentos tem perdas, mas dependendo da distância dos módulos com o inversor, ou o quadro de força, o modelo do inversor e dos módulos… cada um tem suas características e só o projeto do engenheiro poderá avaliar com precisão a quantidade de módulos.

Mas podemos dizer que mesmo com todas estas variações, com este cálculo, dá para ter uma ótima noção da área do telhado necessária para a instalação do seu sistema solar fotovoltaico.

Pense, reflita, avalie, chegou o momento. Entre em contato conosco.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro desta tendência que veio pra ficar.

Até a próxima !!



Deixe uma resposta