Limpeza e cuidados com o sistema

Olá! Meu nome é Marcos Leite, eu sou da Reserva Solar e irei publicar uma série de textos mostrando diversos aspectos do sistema solar fotovoltaico.

Hoje eu vou falar sobre a manutenção do seu sistema.

O sistema solar fotovoltaico é silencioso e inteligente, se ficar em um local escondido, você esquecerá dele, só irá lembrar nos dias que chegar sua conta de energia e ver como é bom tê-lo.

Mas existem alguns poucos cuidados que devem ser observados.

O local da instalação e a inclinação dos módulos são preponderantes para definirmos a periodicidade da limpeza dos mesmos.

Colocados com uma inclinação superior a 20 graus, onde a chuva ajuda a limpá-los com mais facilidade, em local com pouca terra, seja na rua ou em terrenos vizinhos e com poucas árvores por perto, onde tenha baixa incidência de passarinhos, pode ser feita uma limpeza por ano.

Caso sua instalação não esteja com estas características, é importante acompanhar a geração de energia, mês a mês, para que ao perceber uma queda, você providenciar a limpeza.

Esta limpeza tem que ser feita bem cedo ou a “tardezinha”, quando a geração de energia é baixa, apenas com água e um pano muito macio, caso alguma sujeira (principalmente) de passarinho estiver dura, tenha paciência para removê-la apenas com água.

É importante uma vez ao ano, promover o reaperto dos parafusos e a verificação dos dispositivos de proteção contra surto, se não foram acionados, pois em caso afirmativo, estes devem ser trocados.

A Reserva Solar faz este tipo de serviço, mas também orienta seus clientes, pois boa parte das empresas tem uma pessoa que cuida de manutenção.

O que não recomendamos é que mexam na parte elétrica da instalação do sistema, pois energia solar é diferente em vários aspectos, o primeiro e mais importante é que não é desligando o disjuntor do quadro que o sistema fica desenergizado, mesmo em um dia nublado, há geração de energia. O outro ponto é com relação a energia contínua, até poucos anos atrás nem as faculdades de engenharia elétrica ensinavam como lidar com a energia contínua, somente pessoas ligadas ao setor de energia solar é que conhecem e sabem como mexer no sistema.

Pense, reflita, avalie, chegou o momento. Entre em contato conosco.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro desta tendência que veio pra ficar.

Até a próxima !!



Deixe uma resposta