Dimensionamento com Demanda

Olá! Meu nome é Marcos Leite, eu sou da Reserva Solar e irei publicar uma série de textos mostrando diversos aspectos do sistema solar fotovoltaico.

Hoje eu vou falar com clientes que compram energia em alta tensão – classe ‘A” que são obrigados a contratar demanda.

O que é isto?

Estes clientes tem que informar qual o máximo de potência eles usarão em um determinado momento. A distribuidora mede a cada 15 minutos, durante 24 horas o máximo de potência que cada cliente desta categoria está usando. Este é um dado importante para a distribuidora, pois é em cima dele que ela sabe a potência total dos equipamentos instalados numa determinada região, logo o quanto tem que entregar para o sistema não cair.

O limite deste contrato pode ser alterado, para mais ou para menos, porém se for constatado uma demanda maior do que o contratado em algum momento, o valor do kW excedente é 2 vezes maios caro do que a tarifa normal. Esta conta fica cara, por isto o ideal é que a cada novo equipamento adquirido seja verificado se não irá comprometer o limite contratado.

Todos os meses o cliente pagará o valor contratado, mesmo não tendo atingido o limite. O ideal é montar uma margem de segurança, mas não contratar um valor muito alto.

Estes clientes ainda pagam a energia com valores diferentes dependendo do período do dia: pico e fora de pico.

A geração de energia fotovoltaica sempre se dá fora do horário de pico, logo cada kWh gerado, será abatido do total consumido fora do horário de pico, porém isto não ocorre com o consumo no horário de pico, pois este é muitas vezes mais caro e é preciso gerar mais energia para abater cada kWh consumido.

Para estes clientes, a potência do sistema solar fotovoltaico não pode ser superior à potência total contatada de demanda.
Esta é a razão de muitas vezes não é possível abater 95% do valor da conta, como ocorre num consumidor classe “B”.

Este cálculo tem que ser feito caso a caso, pois depende muito da atividade do cliente. Um consumidor que utiliza boa parte da energia instalada ao longo das 24 horas do dia, tem uma demanda relativamente baixa perto do consumo. A conta é alta pois quase tudo é utilizado ao longo do dia. Isto faz com que o sistema não possa ser muito grande. Ex: Supermercado.

Já na indústria que tem pico de produção, onde a demanda é elevada, consegue-se abater quase todo o consumo, pois o sistema solar pode ter potência elevada.

O mínimo a ser pago em clientes com demanda é o valor da demanda contratada!

Pense, reflita, avalie, chegou o momento. Entre em contato conosco.

Curta nossa página no Facebook e fique por dentro desta tendência que veio pra ficar.

Até a próxima !!



Deixe uma resposta